O futuro do SaaS (Software as a Service) nos negócios está longe de ser um declínio, mas sim uma transformação. Embora o setor tenha enfrentado desafios, como a diminuição do crescimento acelerado de startups, a saturação do mercado e a mudança no apetite de grandes empresas por soluções SaaS devido à macroeconomia global, novas tendências estão moldando o caminho adiante. A inteligência artificial (IA) e as plataformas low/no code estão emergindo como forças motrizes, prometendo não apenas melhorar a produtividade, mas também agregar valor a diferentes setores dentro das empresas.
João Gabriel Chebante, CEO da Sinergis, destaca que o futuro do SaaS estará profundamente integrado com novas tecnologias “horizontais” como a IA, que transformará as operações de empresas ao aumentar a capacidade analítica e de tomada de decisões. Startups que conseguirem incorporar essas tecnologias de forma eficaz serão capazes de se diferenciar e conquistar mercados.
Além disso, o mercado de SaaS ainda oferece grande potencial, especialmente em países como o Brasil, onde a instrumentalização de áreas como vendas e marketing ainda está em desenvolvimento. A renovação de contratos e o sucesso do cliente continuam sendo forças propulsoras para o crescimento das empresas SaaS, especialmente entre players em estágio avançado.
O foco agora está em ouvir diretamente os consumidores para identificar suas necessidades e as tecnologias que poderão atender às demandas futuras. A pesquisa SaaS Stack BR, liderada pela Sinergis, busca entender essas dores e auxiliar tanto empresas já consolidadas quanto startups emergentes a oferecer soluções mais assertivas, baseadas em dados reais dos usuários.
Em resumo, o futuro do SaaS está em constante adaptação, e empresas que souberem navegar essas novas tendências — integrando IA, adaptando-se às necessidades dos clientes e focando em personalização — terão grandes oportunidades de crescimento.